segunda-feira, 20 de julho de 2015

COURO

          Quando você precisa decidir um look, uma peça de decoração ou até mesmo um estofado, uma das melhores escolhas e o que sempre vem na nossa cabeça é o couro. A parte mais difícil dessa escolha é saber o tipo ideal para sua peça. No mercado existem 3 tipos, o legitimo, o ecológico e o sintético.

Couro Legitimo

   Ou couro natural, é a escolha mais tradicional. O couro legitimo é extraído do animal, e por ser uma matéria orgânica passa por alguns processos que garantem a sua conservação. Esse processo é mais antigo do que se imagina.

Couro Ecológico

   O couro ecológico surgiu devido a preocupação da população com o meio ambiente. A diferença entre o couro legitimo e o ecológico esta apenas no tratamento que a pele animal recebe. O processo de curtimento do couro ecológico usa substancias mais nocivas e que não promovem degradação.

Couro Sintético

   De acordo com as leis brasileiras, o couro sintético não pode ser chamado de couro, já que esse termo é usado apenas para definir material extraído direto do animal. O couro sintético não tem nenhum tipo de pele animal (alguns sim, mas a maioria não). Esse tipo de couro foi criado devido à procura que existia do couro e a pouca demanda.

   Couro Legitimo x Couro Sintético

   O couro legitimo é mais resistente que o sintético, sendo assim, menos maleável e tem uma estrutura mais rígida. Sem falar que o preço é mais alto, mas quando bem cuidadas, as peças são um ótimo investimento a longo prazo pois continuam bonitas por muito mais tempo.

Couro Ecológico x Couro Legitimo

   O couro ecológico tem quase os mesmo benefícios que o legitimo, já que provem da mesma matéria prima e os processos realizados são muito parecidos. Mas o ecológico é feito com um cuidado a mais em relação ao meio ambiente.

  

 Durabilidade

   Os couros legitimo e ecológico possuam uma longa duração, mas para isso é preciso alguns cuidados. Por se tratar de pele animal, o couro (legitimo e ecológico) precisa de hidratação, para não ganhar rachaduras. Vale lembrar que o couro respira, é necessário algum tipo de ar. Já o couro sintético não precisa de tantos cuidados e por não ser pele animal, não precisa de hidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário